Vamos falar sobre arquitetura neoclássica?

Projetos com referências em arquitetura neoclássica – no estilo das da Italico, com colunas, mármore etc. Para mais referências, dê uma olhada no conteúdo.

Escolas tradicionais, como a arquitetura neoclássica, trazem referências ainda muito presentes nos projetos atuais. Conheça um pouco mais sobre esse estilo.

A arquitetura neoclássica tem uma história de consolidação que se relaciona com a transição do mundo para a Idade Contemporânea. Vale muito a pena saber mais sobre esse percurso histórico e as imponentes e importantes construções a que a escola deu origem, bem como conhecer seus fundamentos e aplicações atuais.

Você já parou para pensar no quão fundamental é um projeto arquitetônico para um lar que efetivamente reflita a qualidade de vida que todos desejamos? É uma etapa fundamental para um resultado que atenda aos requisitos técnicos e legais e ainda entregue funcionalidade, conforto, salubridade e beleza. O olhar do profissional arquiteto garante um resultado esteticamente agradável e focado em uma escola de estilo que tenha a ver com a sua personalidade. Uma dessas possibilidades é a arquitetura neoclássica.

Esse é o tema sobre o qual vamos conversar nesse artigo. O estilo neoclássico nos remete a um importante momento histórico: falamos da Revolução Francesa, da ascensão da burguesia e de outros elementos que fundamentaram o surgimento da Idade Contemporânea.

Foi um processo que trouxe novas tendências arquitetônicas, inspiradas nos traços greco-romanos, mas focadas em expressar um pouco dos novos olhares e valores aos quais o mundo se adaptava. O mundo também vivia a Revolução Industrial, com todo um novo cenário econômico.

As bases conceituais da arquitetura neoclássica

Nesse contexto de ebulição, surgiram movimentos artísticos e filosóficos que englobaram a arquitetura. As principais referências de novas escolas são o Iluminismo e o Neoclassicismo.

Esse último com uma proposta efetiva de ruptura artística, numa oposição ao rebuscamento do barroco e do rococó. Em se tratando das artes plásticas, o francês Jacques-Louis David surge como um dos nomes mais expressivos do movimento.

É dessa inspiração que bebe a arquitetura neoclássica. O pensamento era buscar os elementos das escolas grega e romana e aplicá-los a uma linha arquitetônica mais moderna.

São bases bastante perceptíveis em construções históricas, porém muito presentes nos tempos atuais. O desenvolvimento de estruturas harmoniosas, a partir de contornos exatos, bem como a riqueza dos detalhes, trazem um ar luxuoso às construções que seguem a escola da arquitetura neoclássica.

O Neoclássico é, sem dúvida, uma linha arquitetônica atemporal, que se ressignifica e atualiza, agregando materiais e referências, mas segue sempre sendo tendência. Sua presença é perceptível nas fachadas de casas e prédios comerciais, bem como na decoração que busca o casamento perfeito entre simplicidade e sofisticação.

A pegada neoclássica é revisitada em projetos arquitetônicos contemporâneos que combinam frontões e colunas com linhas mais leves e apostam nos revestimentos nobres. A divisão racional dos espaços internos e o uso de tons suaves, ou do contraste entre branco e preto, são outras boas pistas da aplicação de referências da escola.

As características fundamentais do neoclássico

Na busca por uma expressão que resume o resultado dos projetos baseados na arquitetura neoclássica, podemos falar em exuberância decorativa. Tanto que um dos fatores cruciais para os históricos prédios neoclassicistas era justamente a transmissão de uma imagem de autoridade e poder.

Para entender o porquê dessa qualificação, é importante passar pelo conjunto fundamental de características do trabalho arquitetônico neoclassicista.

  • A arquitetura neoclássica se fundamenta na aplicação de processos construtivos simples, baseados em técnicas avançadas;
  • A presença de colunas, frisos e até mesmo estátuas, é bastante característica, com destaque para as colunas gregas;
  • Racionalidade, proporção e simetria perfeitos são elementos que dão fundamentação aos projetos neoclássicos. Por isso, é marcante o uso de formas regulares, simétricas, geométricas e linhas ortogonais;
  • Os materiais nobres, como madeira, mármore, granito e pedra, são forte fator de identificação de uma construção desse estilo;
  • Abóbadas, cúpulas, telhados aparentes e mansarda também são bem característicos, trazendo um ar rebuscado e estiloso aos projetos;
  • A amplitude e o melhor aproveitamento dos espaços são outros quesitos importantes. Por isso, a aplicação de padrões geométricos na divisão de cômodos;
  • Os frontões triangulares, bastante tradicionais na linha clássica, continuam sendo utilizados, inclusive com uma ressignificação mais moderna. Eles rendem fachadas de casa bastante chamativas.
  • Toda casa neste estilo precisa ter um pórtico de entrada, chamado alpendre. Nele é necessário que seja feito um trabalho artístico especial para a valorização deste elemento.

Algumas referências pelo Brasil e o mundo

E para fechar com chave de ouro esse nosso conteúdo sobre a arquitetura neoclássica, nada melhor que trazer exemplos de construções baseadas no neoclassicismo presentes no Brasil e no mundo. Afinal, os traços neoclássicos estão presentes em edifícios, templos e prédios públicos dos mais marcantes para a história mundial.

França

A França abriga a que é considerada uma das mais belas obras neoclássicas do mundo. É o Panteão de Paris. Por lá, as influências desse estilo arquitetônico foram observadas a partir de meados do século XVII, principalmente com o trabalho do reconhecido arquiteto Ange-Jacques Gabriel. A Igreja de la Madeleine e o Grand Théâtre são outros exemplos franceses.

Inglaterra

Na Inglaterra, a presença da arquitetura neoclássica tem relação direta com o trabalho de Robert Adam. É um profissional que figura na lista dos maiores nomes da arquitetura da segunda metade do século XVIII. O Museu Britânico e o Saint George’s Hall são exemplos encontrados por lá.

Itália

A Itália foi um país em que se percebeu alguma resistência à chegada da arquitetura neoclássica, pela forte presença do barroco, um estilo que antecedeu o neoclassicismo. Mas, com sua posterior difusão, surgiram, também, outras obras exemplares. Dentre elas, podemos destacar a Fachada da Basílica de San Francesco di Paola e a Igreja de San Nicola da Tolen.

Portugal

Portugal foi incorporando as bases neoclássicas justamente por influência italiana. Um dos grandes nomes portugueses da escola é o arquiteto José da Costa e Silva. Dentre as obras de destaque, podemos citar o Palácio da Bolsa, o Teatro Nacional São Carlos e o Palácio Nacional da Ajuda.

Brasil

No Brasil, o neoclassicismo tem tudo a ver com o surgimento de um coletivo chamado Missão Artística Francesa, que englobava artistas, mecânicos, ferreiros e outros profissionais. Foi o embrião da Escola Belas Artes, que propôs novos olhares para as artes visuais, fazendo da arquitetura neoclássica um padrão para as obras no país. Alguns exemplos são o Museu da Caixa e a Pinacoteca, em São Paulo, além da Igreja da Nossa Senhora de Candelária e o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

E então, curtiu saber mais sobre a arquitetura neoclássica? É interessante perceber como as referências de uma escola tradicional e histórica podem se fazer presentes, na hora de dar vida a projetos altamente atuais, não é mesmo?

Aproveite as inspirações e mãos à obra!

A Italico, além de ser especialista em arquitetura neoclássica, é criadora de um estilo exclusivo.

Faça já seu orçamento.

Entao Nosso whatsapp 19 981337909

Compartilhe:

Leia mais conteúdos