Como construir uma casa neoclássica em desnível

Aprenda 4 passos fundamentais de como construir uma casa neoclássica em desnível

BAIXE GRÁTIS NOSSA REVISTA E VEJA MAIS INSPIRAÇÕES

Em um primeiro momento, a viabilidade de construir uma casa neoclássica em desnível é muito questionada por quem quer comprar o terreno, isto porque os gastos para nivelamento e movimentação de terra parecem ser gigantescos e gerar um orçamento com preços bem “salgados”.

Bom, isto depende dos arquitetos especializados que você contratará para fazer o projeto da casa, que inclusive pode ser uma casa neoclássica triplex, pois eles podem dar soluções sem nenhuma complexidade, evitando mão de obra desnecessária.

Outro ponto interessante é o de que estes terrenos custam muito menos do que os terrenos planos ou em aclive, que são os preferidos dos compradores por não oferecerem tantos desafios na arquitetura e construção. Portanto, se você já terá um gasto menor na compra do terreno declive, mesmo que a obra saia um pouco mais cara, não ficará tão distante do custo total médio da compra e de uma construção simples.

FIQUE ATENTO AS REGRAS DO CONDOMÍNIO

Todo Condomínio de Alto Padrão apresenta seu regulamento referente a qualquer tipo de obra, existem algumas exigências que precisam ser respeitadas, inclusive para um projeto de arquitetura casa neoclássica.

Observe esse exemplo do Condomínio São Clemente, da cidade de Limeira – SP.

3.0 – OS AFASTAMENTOS COM RELAÇÃO ÀS DIVISAS 3.1 – A construção principal obedecerá aos seguintes recuos mínimos obrigatórios:

Observação: Os recuos abaixo são sempre em relação à construção principal.

  1. a) recuos de frente: lotes de meio de quadra: 5,00 m (cinco metros) a partir do alinhamento;

REGULAMENTO INTERNO DO PORTAL DE SÃO CLEMENTE 1 / 7

  1. b) recuos de frente: lotes de esquina: 5,00 m (cinco metros), a partir do alinhamento da frente principal, e na frente lateral o recuo obedecerá a Lei Municipal. O recuo a partir do alinhamento da frente principal para os lotes de esquina está exemplificado no Anexo I folhas 1/3 e 2/3. Os lotes 13 e 17 da quadra K, apesar de serem de esquina possuem recuo de 5,00 m (cinco metros) em toda a divisa do lote com a rua, como indicado no Anexo I folha 3/3. c) recuos de fundo: 3,00 m (três metros) a partir da divisa de fundos; d) recuos laterais: 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) de cada lado, medidos da alvenaria até as divisas laterais e 0,75 m (setenta e cinco centímetros), medido do beiral até as divisas laterais; e) todos os recuos mencionados nas alíneas “a”, “b”, “c” e “d”, serão contados a partir da alvenaria. As sacadas, jardineiras e outros elementos arquitetônicos não deverão avançar sobre qualquer recuo, à exceção do recuo frontal que poderá ter sacadas ou jardineiras avançando até o máximo de 1,00 metro.

Aqui, podemos ver que dentre alguns aspectos, o regulamento prevê medidas de recuo que precisam ser respeitadas na construção.

Para te ajudar a compreender que este pode sim ser um bom negócio, trouxemos 4 passos fundamentais para você poder construir uma casa neoclássica em desnível.

PROJETO ARQUITETÔNICO DA CASA NEOCLÁSSICA

O projeto arquitetônico é o começo de tudo, você poderá falar ao arquiteto quais as suas necessidades, ideias e conforme isto ele poderá criar a planta da casa, de acordo com o espaço disponível no terreno. Após isto ele te dará todas as possíveis formas de construção e os devidos gatos para tal. De acordo com a sua escolha, o arquiteto pode criar o modelo da sua casa em 3D, para que você consiga visualizar o resultado final do processo.

Uma sugestão é que você não deixe de consultar o profissional da área para realizar o projeto da sua obra, pois, desta forma, haverá uma probabilidade bem pequena de você ter problemas durante o processo de construção.

A GARAGEM FICAR NO NÍVEL DA RUA

Normalmente, os projetos de casa em desnível dividem-se em pavimentos inferiores e superiores. Neste panorama, a garagem é escolhida para ficar no nível da rua para maior flexibilidade e comodidade do dono do imóvel. Acima da garagem é feito o pavimento, no qual costumam ficar os cômodos normais da casa, como sala, cozinha e quartos.

Caso a garagem fique desnivelada em relação à rua, as manobras para sair dela ou estacionar terão de ser feitas de forma mais dificultosa, gerando maiores transtornos.

MUROS DE ARRIMO

Os muros de arrimo ou de contenção são peças fundamentais para construir em terreno declive, pois a terra que constitui a parte mais alta do terreno, com a água da chuva pode vir a desmoronar sobre a parte mais baixa, colocando em risco a sua construção.

O muro serve para evitar a movimentação da terra e por isto costumam ser feitos com materiais bem resistentes como blocos de concreto, blocos cerâmicos, ou blocos feitos a partir de terra e cimento. Para sua construção não sair tão cara, é preciso avaliar o tamanho do muro que deve ser feito e analisar quais materiais são mais em conta e podem conter a terra de forma segura.

PILARES DE UMA CASA NEOCLÁSSICA

Os pilares podem ser uma ótima ideia até para não precisar nivelar o terreno, eles são elementos estruturais capazes de segurar a fundação da sua casa acima do solo, permitindo até que a água da chuva possa ser escoada de forma natural, o que evita maiores gastos com encanamentos.

Se após ler este texto, você ainda tiver indagações sobre a viabilidade de construir em terreno declive, basta procurar imagens de modelos de casa prontos e ver o quão bem feito e elegante seu imóvel pode ficar.

Contudo, entre em contato agora mesmo.

Temos mais de 20 anos de experiência no mercado e mais de 2.500 projetos em nosso portfólio.

Nossa equipe de arquitetos e engenheiros está pronta para te atender e te ajudar com seu projeto.

Antes de tudo, nos chame no nosso WhatsApp.

A princípio, vamos conversar sobre seu futuro projeto.

A princípio, conheça também nossas redes sociais:

Youtube

Instagram

Pinterest

Não esqueça também de mandar uma mensagem em nosso WhatsApp.

Queremos te ajudar a fazer o projeto dos seus sonhos.

Veja também outras casas clássicas e modernas em nosso site.

Compartilhe:

Leia mais conteúdos